Vila Gastronômica no Parque Costa Azul apresenta comidas rápidas com ingredientes da agricultura familiar

 

Vila Gastronômica
Foto: SDR

Já imaginou estar em um local onde estão concentrados os sabores da rica e diversificada culinária da Bahia? São comidas típicas que fazem parte, tradicionalmente, do cardápio diário de milhares de baianos e baianas, a exemplo do espetinho de bode, da Bacia do Jacuípe, cuscuz com bode, de Irecê, filé de peixe, do Sertão do São Francisco, carne do sol, do Médio Sudoeste e frutos do mar, do Recôncavo Baiano. Todas essas delícias estão disponíveis na Vila Gastronômica da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorre no Parque Costa Azul, em Salvador, até o próximo domingo (19).

Na Vila Gastronômica, o público pode experimentar outras diversas comidas rápidas e petiscos, como comida baiana, pratos a base de aipim, beijus com recheios diversos, cuscuz tradicional e caldo, linguiça e espetinho de peixe. Para acompanhar tem sucos de frutas, chopp de umbu, frozen de cachaça, cachaça, cervejas artesanais de licuri, umbu, e maracujá-da-Caatinga, chopp de mel de cacau, chopp de cupuaçu, chopp de licuri, além de doces e geleias de frutas típicas dos biomas baianos. E, para refrescar o calor, tem ainda picolés com frutos do Cerrado, como pequi, mangaba, araçá, buriti, jenipapo, murici, jatobá, cajuí, maracujá do cerrado, cagaita, e muito mais.

Antônio José da Cruz, presidente da Associação Comunitária do Brinco (Abrinco), traz para a Vila pratos como aipim cozido com manteiga de garrafa e carne de fumeiro, carne de fumeiro com vinagrete e escondidinho com carne de fumeiro. “A participação na feira, além trazer novos conhecimentos, é uma grande oportunidade para divulgar os nossos produtos, como o aipim a vácuo, aipim palito, massa de aipim, massa de carimã, goma fresca e farinha de tapioca”.

Além da Vila Gastronômica, a 12ª Feira apresenta espaços inovadores de comercialização como a umbuteria, a licuriteria, a cajuteria, a cafeteria, a cachaçaria e a chocolateria. Tudo feito com o sabor original dos produtos da agricultura familiar da Bahia.

A Feira

A 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária conta com a comercialização de 1.500 produtos, de 200 cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Inovação Ciência e Tecnologia (Secti), da Agricultura (Seagri), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e Banco do Nordeste.

Fonte: Ascom/SDR

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.