Alagoinhas sedia reunião da Comissão Intergestores Regional

 

Secretários de Saúde dos municípios que compõem a macrorregião realizaram, nesta segunda-feira (29), No Hotel Absolar em Alagoinhas, uma reunião da Comissão Intergestores Regional – CIR de 2021.

O município de Alagoinhas recebeu os secretários de saúde dos 32 municípios que compõe a macrorregião de Saúde Nordeste, junto a Alagoinhas, para discutir temas relacionados à saúde da população da região. Dentre os assuntos pautados, foram destacados os principais problemas enfrentados pelos municípios durante a pandemia, como as demanda reprimida de cirurgias eletivas, os exames, consultas e procedimentos que estão previstos em PPI, demandas referentes aos vazios assistenciais na microrregião nordeste, dificuldades enfrentadas pelos municípios tanto na execução das consultas, cirurgias, exames, como também naquilo que está pactuado fora dos municípios.

“Esse levantamento é super importante e leva a um caminho e até a algumas definições, por parte do Governo do Estado da Bahia, sobre a resolução desses problemas enfrentados pelos 33 municípios da macrorregião nordeste, assim como o mesmo movimento está sendo feito nas demais macrorregiões do Estado”, explica a Secretária de Saúde de Alagoinhas, Laína Passos.

A Bahia possui 09 macrorregiões de Saúde, onde todas elas estão no mesmo movimento de levantamento de problemas enfrentados pelos gestores municipais frente à pandemia, diante do momento em que os pacientes não procuravam as Centrais de Regulação Municipais para que tivessem suas demandas atendidas e nesse momento nós estamos com enfrentando uma demanda reprimida muito grande.

O movimento na macrorregião nordeste está sendo liderado pela Secretaria de Saúde de Alagoinhas e também do Secretário de Saúde do município de Nova Soure. “Nós dois estamos empenhados em escutar e acolher todas essas demandas, e leva-las à Presidente do COSEMS-BA que representará os 417 Secretários Municipais de Saúde em reunião com a Secretária do Estado”, explica a gestora sobra a comissão que é um espaço debate e ações conjuntas entre os secretários da saúde de uma região, visando a descentralização e qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro foi conduzido pelos coordenadores da Comissão Intergestores Regional (CIR) que são: o secretário de Nova Soure, Ernesto Junior e pela secretária de Saúde anfitriã, Laína Passos.

Confira mais imagens:

 


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.