2ª Feira da Agricultura Familiar garante produtos orgânicos a preços acessíveis e valoriza os produtores rurais de Alagoinhas

 

Foto: Divulgação

Começou, nesta terça (21),  a 2ª Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG). Durante 3 dias, a população alagoinhense poderá aproveitar a oportunidade para comprar diversos tipos de produtos do campo, diretamente das mãos dos produtores rurais. Na quarta(22), a feira acontecerá das 7h às 17h, e na quinta-feira (23), das 7h às 13h.

Pindobal, Ponto do Beiju, Piriri, Conceição, Estevão, Cachoeira, Buri, Cangula, Rio Branco, Sauípe, Catuzinho, Olhos d’água, Calu, Quinzambu, Vila São João e Papagaio são algumas das comunidades representadas na feira. Estão sendo comercializados desde frutas e hortaliças até mel e seus derivados. Estes últimos podem ser encontrados no stand de Maria de Lourdes, da comunidade de Sauípe. Ela se dedica há 20 anos à apicultura, além de produzir aipim , couve, laranja e maracujá orgânicos.

Foto: Roberto Fonseca

“O maior gargalo da gente são os produtos oriundos das abelhas e essa feira é um grande impulso para a Agricultura Familiar”, disse a apicultora, criadora dos tipos Uruçu, Italiana e Jataí. Ela também comentou que a “abelha é o inseto que não pode faltar no mundo,  pois é responsável pela polinização das plantas”.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com o secretário de Agricultura George Caboré, uma das prioridades da Feira da Agricultura Familiar é promover o escoamento dos produtos  sem a necessidade de atravessadores “Quando se tem o produto, mas não se tem a quem vender, o agricultor acaba se sujeitando a entregar sua produção por um preço muito abaixo do que vale”. Ele também ressaltou que a feira permite ao consumidor “comprar produtos de qualidade, orgânicos, por um preço muito mais acessível”.

Para a vereadora Juci Cardoso, que foi conferir a feira de perto, “a SEMAG tem tratado o desenvolvimento rural sustentável com responsabilidade. Para além de proporcionar o escoamento da produção, garante a visibilidade para a rica cadeia produtiva que o nosso município tem no campo”. Ela ressaltou que “na condição de legisladora, toda vez que a Prefeitura acerta a gente está aqui para elogiar”.

Foto: Roberto Fonseca

Quem também fez questão de reconhecer o trabalho da gestão foi o vereador Luciano Almeida. “Na condição de vereador de oposição estou aqui para validar esse trabalho que o secretário de Agricultura tem feito na cidade, com o fortalecimento da Agricultura Familiar, dando visibilidade e centralizando a produção com essa feira”.

Ainda marcaram presença na  2ª Feira da Agricultura Familiar, o prefeito Joaquim Neto, a secretária de Cultura Iraci Gama, o vereador Osmário Carneiro, o coordenador da SETAF/ Bahiater/SDR Joel da Silva, os coordenadores da Agricultura Familiar da SEMAG, Dona Cristiana  e Jean Ferraz, o Comandante da Guarda Civil Municipal Salvador dos Santos  e presidentes de  Associações das Comunidades Rurais.

Fotos: Roberto Fonseca

Fotos: Divulgação

Fonte: SECOM Alagoinhas

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.