Empoderamento e autonomia para assistidas do CRAM certificadas em cursos de manicure, depilação e trancista

 

Foto: Roberto Fonseca

O sonho de começar uma nova profissão, ganhando autonomia e empoderamento, se tornou realidade para assistidas do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), com o projeto Regando Flores. Em uma iniciativa da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em continuidade às ações de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas, junto ao Instituto IADES, IDES e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-Bahia), elas obtiveram certificação em depilação, manicure e como transcistas, na tarde desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA).

Foto: Roberto Fonseca

A atividade contou com depoimentos das assistidas, que relataram a importância do curso para o desenvolvimento da autonomia e o desvencilhamento de relações tóxicas e violentas. “A ausência de uma política pública acaba dificultando a situação da mulher, assim como a ausência do apoio familiar, por isso procuramos fazer a diferença”, informou a coordenadora de Política de Proteção à Mulher da SEMAS, Jamile Oliveira. Ciente da dificuldade financeira de muitas assistidas, ela informou que a SEMAS buscou fazer uma capacitação com toda a estrutura, incluindo transporte para as mulheres  se deslocarem até o Mercado do Artesão, onde os cursos aconteceram.

Daiane Lopes, que tem 43 anos e fez o curso de depilação, disse que pretende trabalhar, primeiramente, à domicílio, para depois fazer seu espaço de beleza . “Depois que comecei o curso, minha mente se expandiu”, relatou.

O projeto Regando Flores ofertou kits de primeiros passos para todas as participantes.

Fotos: Roberto Fonseca


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.