Pneumologista desmente mitos sobre a asma: "Não existe nada que cure"

 Larissa Voss concedeu entrevista para à Rádio Metropole na última sexta-feira (8


Foto: Reprodução/Youtube

A médica pneumologista Larissa Voss desmentiu alguns mitos com relação à asma, nesta última sexta-feira (8). A especialista explicou que a prática de esportes - como a natação, ao contrário do que diz a crença popular - não são capazes de “curar” uma doença.

“A gente vai quebrar um mito terrível, que é a natação curar a asma. Não existe nada que cure a asma, as medicações controlam a inflamação, mas não tem nenhum esporte que vá curar o paciente. É importante os pacientes terem essa noção. Se tem asma e vai pra piscina pode inclusive piorar a rinite e a asma por causa da inalação do cloro. Então se o paciente não estiver com a asma controlada, não vai conseguir fazer natação, academia, nada”, disse Larissa em entrevista ao Metropole Saúde.

A pneumologista também elucidou a crença do paciente ter asma por um histórico familiar. “A asma pode se desenvolver em qualquer momento da vida, tem aquele mito que fala que é mais frequente quando você começa lá na infância, mas ela pode se desenvolver em qualquer momento”, acrescentou.

Ainda em entrevista, Larissa Voss se mostrou otimista com os avanços nos tratamentos da doença. “Vivemos uma nova era dos pacientes com asma grave, até uns quatro anos atrás tinha uma limitação de medicação muito grande, inclusive um fornecimento de medicação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) muito limitado. Agora tem um número grande de medicações disponíveis, duas delas inclusive disponíveis pelo SUS”, concluiu.


Fonte Metro1

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.