Prefeitura de Alagoinhas realiza a Campanha Não se Cale, dentro do Agosto Lilás, e lança o Programa Menstruação Sem Tabu

 Na manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS) iniciou as atividades do Agosto Lilás: Campanha Não Se Cale. A agenda foi construída com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEDIM) e conta com o apoio da Patrulha Maria da Penha.

O Agosto Lilás: Campanha Não Se Cale é uma agenda formada por diversas ações dnfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a perspectiva de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha.  A proposta visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o urgente fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes”, explicou o secretário da pasta Rui Costa Brito.

Vale salientar que já no primeiro dia de campanha, foram identificados casos de violência doméstica e familiar, os quais foram acolhidos para os devidos encaminhamentos da rede de atendimento e proteção à mulher local.

Marcaram presença na ação, a presidente do COMDEDIM Renata Fortaleza e a Vice-Presidente Luciana Labidel; a Coordenadora da Patrulha Maria da Penha Barbara Janaina e Coordenadora do CRAM Vania Caldas.

Programa Menstruação Sem Tabu

Dentro da programação do primeiro dia do Agosto Lilás e respaldada pela Lei Municipal de n° 2069/2022, foi feito o lançamento do Programa Menstruação Sem Tabu, que irá ofertar absorventes higiênicos e sabonetes íntimos para pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual. Para ter direito ao benefício, é necessário procurar uma das unidades do CRAS do município, na Praça do Céu, Nova Brasília, Riacho da Guia ou Boa União; ou o Centro Integrado de Assistência Social (CIAS). Os kits também estarão disponíveis no CRAM e na  Casa de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência.

O Programa Menstruação Sem Tabu tem por objetivo o enfrentamento da vulnerabilidade menstrual que atinge mais de 4 milhões de pessoas que menstruam no nosso país, contribuindo para combater a evasão escolar, recursos para higiene adequados e informações que vão oportunizar segurança e informações necessárias para garantia da saúde menstrual.

 

Confira a  agenda do Agosto Lilás:

01 a 05 de Agosto – Campanha Não Se Cale nas Unidades do SUS

10 de Agosto, às 18h – Seminário Maria da Penha: 16 anos de Conquistas, Avanços e Desafios (parceria com a UNIRB)

15 a 19 de Agosto: Campanha Não Se Cale nas Unidades do SUAS

31 de Agosto: Adesivaço da Rede de Proteção à Mulher

 

Fotos: Divulgação SEMAS


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.