por Gabriel Lopes
Mais de 90% dos deputados federais da Bahia vão disputar a reeleição em 2022. Dos 39 nomes, 36 buscam manter os mandatos na Câmara dos Deputados. O levantamento foi feito pelo Bahia Notícias de acordo com informações disponíveis na plataforma "DiEntre os partidos com maior número de parlamentares que tentam a reeleição no pleito de outubro estão o Partido dos Trabalhadores (PT) e o União Brasil, com sete deputados cada. No caso do PT são: Afonso Florence; Valmir Assunção; Josias Gomes; Jorge Solla; Waldenor Pereira; Zé Neto e Joseildo Ramos, que diferente dos demais, não foi eleito em 2018 e ficou na suplência. Joseildo assumiu a titularidade do mandato em setembro de 2021 após a renúncia de Nelson Pelegrino para assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Além de Pelegrino, em 2018 o partido elegeu, ainda, Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari e ex-secretário da gestão Rui Costa (PT). Ele teve o registro de sua candidatura cassado pelo TSE sob argumento de improbidade administrativa. No ano passado, ele recuperou os direitos políticos e recentemente assumiu o papel de coordenar a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia.vulgação de Candidaturas", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já pelo União Brasil - legenda derivada da fusão entre o Democratas e o PSL - concorrem à reeleição: Paulo Azi; Leur Lomanto Júnior; Arthur Maia; Elmar Nascimento; Dayane Pimentel, eleita pelo antigo PSL; Igor Kannário e Zé Rocha, que deixou o PL durante a janela partidária.
O terceiro partido com mais parlamentares que tentam a manutenção do mandato é o PSD, com cinco deputados: Otto Filho; Sérgio Brito; Antonio Brito; Charles Fernandes e Paulo Magalhães. Os dois últimos não conseguiram se eleger em 2018 e ficaram na suplência. Charles, entretanto, assumiu o mandato no lugar de Luiz Caetano, do PT, e Paulo Magalhães atualmente ocupa a titularidade deixada por José Nunes (PSD), que não vai concorrer em 2022.
Também disputam a reeleição no pleito de outubro:
- Pastor Sargento Isidório (Avante);
- Bacelar (PV), eleito pelo Podemos;
- Alice Portugal (PCdoB);
- Marcelo Nilo (Republicanos), eleito pelo PSB;
- Adolfo Viana (PSDB);
- Daniel Almeida (PCdoB);
- Lídice da Mata (PSB);
- Cláudio Cajado (PP);
- Mário Negromonte Jr (PP);
- Marcio Marinho (Republicanos);
- Felix Mendonça Jr. (PDT);
- Jonga Bacelar (PL);
- Uldurico Júnior (MDB), eleito pelo PPL;
- Alex Santana (Republicanos), eleito pelo PDT;
- Tito (Avante);
- Raimundo Costa (Podemos), eleito pelo PRP;
- Joceval Rodrigues (Cidadania), assumiu no mês de julho o mandato com a licença de Abílio Santana. Não disputam a reeleição os deputados Cacá Leão (PP), candidato ao Senado na chapa encabeçada por ACM Neto (União); Ronaldo Carletto (PP), suplente de Cacá, e João Roma (PL), candidato ao governo da Bahia. Até o momento, o TSE já registrou 685 candidaturas de deputado federal na Bahia. Com 39 vagas, o número de candidaturas por vaga é de 17,56.
0 Post a Comment:
Postar um comentário