Varíola dos macacos: Saúde vai ativar Centro de Operação de Emergência

 

Ministério anuncia criação de grupo que montará Plano de Contingência para surto da doença, além de buscar vacinas

atualizado 28/07/2022 19:19

imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos
Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (28/7), que vai ativar amanhã um Centro de Operação de Emergências (COE) responsável por criar um Plano de Contingência para o surto de varíola dos macacos no país. “A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante”, informa nota do ministério.  Atualmente, a pasta contabiliza 978 casos confirmados, a maior parte no estado de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Distrito Federal (15) e Goiás (13).

1

Outros 10 estados registram menor número de casos: Bahia (5), Ceará (4), Santa Catarina (4), Rio Grande do Sul (3), Pernambuco (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Tocantins (1), Mato Grosso (1) e Acre (1).  

Além do Ministério da Saúde, que vai coordenar o COE, representantes dos estados e municípios também farão parte do grupo por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.