Prevenção e testagem são intensificados durante campanha do Julho Amarelo em Alagoinhas

 

Julho é o mês adotado como o de luta e conscientização das hepatites virais em todo o Brasil. Em Alagoinhas a data tem sido para testagem, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças entre os dias 25 e 27 deste mês.
Dentre as ações realizadas, estão a vacinação para prevenção das Hepatites A e B, nos postos de saúde, e testes rápidos de Hepatite B e C, em postos de saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
O público-alvo para a Hepatite A são crianças até 05 anos de idade, já a Hepatite B está aberta para todos as pessoas, basta apresentar o cartão de vacinação para poder observação se está completo ou não o esquema vacinal.
Essa doença consiste em uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como relações sexuais, por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Para o secretária de Saúde, Laína Passos, é muito importante manter os cuidados à estas doenças, principalmente, as virais. “A prevenção contra as hepatites é fundamental, pois elas fazem parte do rol de doenças que são objeto de atenção da saúde pública que, devido à transmissibilidade dos agentes causadores pode atingir grandes contingentes populacionais”.

Formas de transmissão
As hepatites virais apresentam diferentes formas de transmissão, a depender do vírus causador da doença. As hepatites A e E apresentam como principal forma de transmissão a via fecal-oral. Essas doenças estão relacionadas, portanto, com hábitos de higiene pessoal e as condições de saneamento básico de uma região.
As hepatites B, C e D possuem diferentes meios de transmissão, os quais incluem relação sexual desprotegida com pessoa contaminada; compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear, alicates, agulhas e escovas de dentes; e da mãe para o bebê.

Simpósio de Hepatites Virais de Alagoinhas
Fazendo parte também das ações relacionadas ao Julho Amarelo, será realizado, para todos os profissionais de saúde da rede pública o Simpósio de Hepatites Virais de Alagoinhas – SIHEPA. Essa é uma iniciativa conjunta do Curso de Medicina (Faculdade Estácio de Alagoinhas – IDOMED), Secretaria Municipal da Saúde de Alagoinhas (SESAU) e Sociedade de Gastroenterologia da Bahia (SGB).
A ação tem por objetivo fomentar a discussão sobre as hepatites virais em nossa macrorregião de saúde, lançar bases para criação do núcleo de atenção e prevenção as hepatites virais em nosso município, além de prover atualização sobre o tema. O evento irá ocorrer no auditório da Faculdade Estácio de Alagoinhas, no dia 28 de julho, das 9h30 às 17h30.

 


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.