Janeiro Branco Delas: Seminário de Combate à Violência Psicológica contra a Mulher acontece na segunda-feira (31)

 Na próxima segunda-feira (31), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), irá realizar o Seminário de Combate à Violência Psicológica Contra a Mulher, como parte do Janeiro Branco Delas. A atividade será realizada às 8h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), situado na Rua Conselheiro Saraiva, Centro, ao fundo da antiga Delegacia.

A ação é fruto de uma iniciativa da Diretoria de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS, via Coordenação de Políticas de Proteção à Mulher, em conjunto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, presidido por Renata Fortaleza. A proposta busca ampliar as medidas de combate à violência doméstica e familiar, conforme preconizado pela Lei 11.340. Além disso, será feita a divulgação da Lei 14.188/2021, que define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, altera a modalidade da pena da lesão corporal simples e cria o tipo penal de violência psicológica contra a mulher.

“A lei 14.188/2021 endurece a pena da prática da violência psicológica. As pessoas subestimam a violência doméstica e familiar e é preciso saber que ela tem uma escalada, por isso queremos mostrar o dano causado por esse tipo de violência, para que a gente possa diminuir as sequelas e preservar a vida das mulheres.”, explicou a Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Jamile Oliveira.

Outros objetivos do Seminário são apresentar os mecanismos de combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar, fazer a divulgação dos organismos da rede de proteção e atendimento a meninas e mulheres em situação de violência e fomentar o fortalecimento dos serviços de Saúde Mental e dos atores institucionais.

Foram convidadas para o evento, todas as secretarias e autarquias da gestão municipal, além da CDL, ACIA e SICOMERCIO. “As forças empresariais e os segmentos comercial e industrial também estão sendo envolvidos para que preparemos essas pessoas, caso seja identificada alguma demanda nesse sentido”, disse Jamile.

O Seminário também contará com a participação da Rede de Atendimento, de estudantes de Psicologia, Serviço Social e de Direito. O Janeiro Branco Delas tem apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas da FATEC e da ACIA.

 

 


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.