Orgulho de Estevão: Escola Municipal José de Anchieta é entregue à população totalmente requalificada

 

Foto: Roberto Fonseca

Estevão, uma das maiores localidades rurais de Alagoinhas, recebeu, na manhã deste domingo (05), uma nova Escola Municipal José de Anchieta. Após reforma completa em sua infraestrutura, que custou cerca de R$ 260 mil, de recursos próprios, a unidade escolar poderá ser usufruída da melhor maneira possível pela comunidade escolar, em clima de festa com a conquista.

Retelhamento, substituição de portas, instalação de janelas de vidro blindex com grades, finalização do refeitório, instalação de forro PVC, piso de alta resistência, revestimento na cozinha, cobertura metálica, novas instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, pintura geral, paisagismo, melhorias nos sanitários e no muro, e ampliação da secretaria foram os itens contemplados na revitalização.

Estiveram presentes na entrega do equipamento escolar, o prefeito Joaquim Neto, o secretário da Educação Gustavo Carmo, o chefe de Gabinete do Prefeito Raimundo Queiroz, o secretário de Governo Jorge da Farinha e o subsecretário André Barros, Hilton Ribeiro (PROJU), o comandante da Guarda Civil Municipal Salvador Santos,  além dos vereadores Luciano Almeida, Edy da Saúde, Osmário Carneiro e Gode.

Foto: Roberto Fonseca

“Eu sei o que ralei para chegar até aqui. Foi com a educação pública que me tornei um homem realizado, médico e gestor público”, disse o prefeito Joaquim Neto, em seu discurso, no qual elogiou o secretário Gustavo Carmo, “pelo excelente trabalho à frente da pasta”.

O prefeito também aproveitou para fazer uma homenagem aos professores de Alagoinhas. “Não adianta uma escola bonita se não tem os professores presentes e dedicados ao ensino. Isso eu aprendi com a minha mãe, que era professora, viúva, e formou 4 filhos em escolas públicas”.

Foto: Roberto Fonseca

O secretário Gustavo Carmo disse que a reforma da Escola Anchieta irá aumentar a qualidade de vida dos profissionais “que aqui ensinam e das crianças, que poderão aprender em um ambiente melhor, adequado e com toda infraestrutura que elas merecem”.

Outras 11 escolas municipais passaram por requalificações na parte física em 2021. “Em 2022, continuaremos com esse trabalho, mas também investiremos ainda mais na inclusão digital e na inclusividade para estudantes com deficiência, com mais avanços nos serviços do AMEEI”.

Gustavo mencionou os desafios trazidos pela pandemia “do ponto de vista do abastecimento, dos preços da merenda escolar e do transporte escolar. Entretanto, estamos com muita garra, muita força de vontade e muita fé enfrentando isso”. Ele também destacou o empenho de Raimundo Queiroz, Luciano Almeida e Anderson Baqueiro na busca por melhorias, em todos os aspectos, para a comunidade de Estevão.

Foto: Roberto Fonseca

Claudicleia Santos, presidente da Associação de Moradores de Estevão, mencionou o orgulho da comunidade em ter uma escola renovada, climatizada e informatizada. “Todos os os pais e mães estão felizes por esse presente!”.

A professora Selma Maria Oliveira, representante dos ex-alunos da escola, fez uma retrospectiva de como era a unidade escolar antigamente. De acordo com ela, faltavam cadeiras, não havia merenda escolar suficiente, nem condições físicas apropriadas para a aprendizagem. “Tínhamos que correr para chegar primeiro e poder sentar, assim como para merendar, pois a quantidade de refeições era inferior ao número de alunos”.

Foto: Roberto Fonseca

No entanto, Selma disse também que sempre houve muita vontade de aprender, por parte dos alunos, e compromisso dos profissionais com a Educação, “porque ela transforma as pessoas e as pessoas transformam a sociedade. Daqui já saíram médicos, professores, psicólogos, advogados, padres, freiras, engenheiros”.

Confira mais fotos do evento:

Fotos: Roberto Fonseca

 

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.