Alagoinhas têm estoque zerado de vacina BCG

 

 

Alagoinhas está com estoque da vacina BCG, que é aplicada em recém-nascidos e comunicantes de hanseníase, zerado. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), informou que os imunizantes estavam com o prazo de validade vencidos e os lotes não foram repostos nas unidades.

As unidades de Saúde do município receberam as últimas doses em novembro com validade até o dia 30 do mesmo mês. Por conta da falta do imunizante, a aplicação de vacina BCG está suspensa. Segundo a secretária da Saúde, Laína Passos, assim que as doses chegarem serão encaminhadas para a maternidade e unidades.

A Secretaria ainda afirma que já fez a solicitação ao Núcleo Regional de Saúde das vacinas e aguarda a chegada de novas doses. As vacinas são enviadas do Ministério da Saúde para a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, que por sua vez, é a responsável por repassar para os municípios.

A BCG faz parte do calendário vacinal infantil e está na lista de nove imunizantes que protegem os recém-nascidos de diferentes doenças, como a tuberculose, por exemplo.

 

Foto: Roberto Fonseca / SECOM


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.