Comunidade de Riacho da Guia recebe escola reestruturada

 

A reinaguração da Escola Municipal Maria de Lourdes Santos , localizada no distrito de Riacho da Guia, foi oficializada neste domingo (28), pelo prefeito Joaquim Neto e o secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo.A entrega da escola aconteceu em ritmo de festa e foi prestigiada por gestores municipais, pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Cleto, vereadores e outras autoridades políticas, equipe técnica da Educação, comunidade escolar, pais de estudantes, e pelo administrador do distrito, Dalmir Santos e lideranças comunitárias.

Atualmente com 318 estudantes matriculados, e com oferta do Ensino Infantil ao 5º ano do Fundamental, a escola foi  a primeira unidade educacional fundada no distrito. A construção ocorreu na gestão do então prefeito Judélio Carmo (já falecido), e a origem do nome foi um acolhimento aos pedidos dos moradores da comunidade, que desejaram homenagear Maria de Lourdes Santos, professora que deixou um importante legado para educação dos riachenses.

Com investimentos em torno de R$ 250 mil de recursos próprios da Prefeitura, a unidade recebeu melhorias em toda a sua estrutura, desde recursos para acessibilidade,  troca do telhado, à troca das janelas de madeira por vidro blindex, grades, pintura geral, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, novo revestimento, requalificação completa da cozinha e dos sanitários, e serviços de paisagismo.

A gestão do Executivo Municipal ressaltou a importância das obras feitas no local, que não recebia reformas há mais de 15 anos. “A reestruturação de escolas é de fundamental importância para a memória da cidade e parte do nosso compromisso com a Educação, estudantes e educadores do município, e ainda temos diversas obras para entregar e muitas outras para iniciar”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

Para Edivanice da Guia Santana Silva, diretora da unidade e presidente da Associação de Moradores do Riacho da Guia, as reformas colocaram a instituição à altura da comunidade. “Estamos muito felizes, de casa nova, um tempo de espera grande, mas que valeu a pena”, ressaltou.

O vice-prefeito Roberto Torres destacou como é importante que a escola venha a tornar-se um ambiente cada vez mais estimulante ao aprendizado de seus alunos e a serviço da comunidade que a cerca, e o  ex-vereador e atual secretário municipal de Relações Institucionais, Norberto Alves ( Bebé), também ressaltou as ações da gestão focadas na melhoria do ensino. “A Educação de Alagoinhas está vivendo um novo momento e ações como estas tornam essa prioridade muito evidente”, disse o gestor, referindo-se a todas as escolas da zona rural que foram requalificadas este ano, e também na gestão anterior do prefeito Joaquim Neto”, disse o secretário, que também é um importante representante politico do distrito.

“É mais um momento muito importante para o município, porque, mais uma vez , estamos em uma escola, marcando o início de uma nova história para estudantes e educadores,  pois a educação nunca é o final, a educação sempre é o meio. E esse trabalho em sido realizado graças à visão do nosso prefeito Joaquim Neto, ao empenho de toda a nossa equipe, e tenho certeza que vamos alcançar, através disso, lugar de excelência no estado ”, destacou o secretário Gustavo Carmo, que na sua fala também anunciou a entrega, no ano que vem, de mais quatro novos veículos para o Transporte Escolar.

Investindo recursos próprios, no decorrer deste ano, com a Escola Maria de Lourdes, 11 unidades  da sede e zona rural já foram totalmente requalificadas e entregues pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC),O ritmo acelerado de obras desta etapa seguirá até dezembro de 2021, com uma reinauguração por semana.

Fotos: Roberto Fonseca- SECOM


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.