Capela do Cemitério da Praça da Saudade é entregue à população no Dia de Finados

 

Na terça-feira (02), Dia de Finados, foi inaugurada a Capela do Cemitério da Praça da Saudade – Jardim da Saudade – patrimônio material e imaterial de Alagoinhas, com a celebração de uma missa.

Em uma cerimônia marcada pela emoção, autoridades e cidadãos alagoinhenses compareceram à missa presidida pelo padre da Diocese de Santo Antônio, Pe. Betinho. Durante a ação também foi realizado o ato simbólico de descerramento da nova placa  pelo prefeito da cidade, Joaquim Neto.

“O cemitério conta a nossa história de uma forma geral. Eu me sinto grato porque estamos entregando a Alagoinhas uma capela construída desde 1892. Então fico muito feliz de estar contribuindo com um equipamento que traz dignidade para os nossos entes queridos”, explica o prefeito da cidade, Joaquim Neto.

Para a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, professora Iraci Gama, esse foi um momento importante para a cidade. “Uma capela dentro de um cemitério é um equipamento necessário, porque é um espaço onde as pessoas vão se encontrar e pedir a Deus por aquele seu ente que está chegando seja recebido. E a capela acaba sendo esse espaço apropriado para que a família, os amigos cheguem e peçam misericordia”, afirma.

Durante a inauguração, as pessoas presentes visitaram os túmulos de seus entes queridos. Dentre eles, Edneia Patrocínio, moradora da Rua do Catu, destacou que atos iguais a este significam muito. “Estou aqui para agradecer. Meu avô atuou como coveiro por muitos anos até aposentar. Ele se dedicou a esse lugar, então fica aqui o meu agradecimento por essa ação”, diz a alagoinhense.

A Capela foi completamente reformada pela Prefeitura, em uma parceria das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo, e de Serviços Públicos com o grupo OSAB,

Estrutura

O Cemitério foi inaugurado em 1892 e completará 130 anos em maio de 2022. O local possui mais de 60 lápides indicativas de pessoas enterradas desde o princípio do século passado . Na parte interna da estrutura, foi feita a revisão do telhado, renovação da parte elétrica, colocação de 4 ventiladores, substituição do forro, pintura externa e interna com realce dos adereços, passarela de acesso com piso de cerâmica, reforma do velário, identificação das lápides e arrumação do mobiliário. Na área externa começou a identificação dos túmulos, pintura do muro, poda das árvores, conserto do piso com pedras portuguesas e arrumação do jardim.

Confira as imagens:

 

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

 


CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.