Polícia Civil inicia campanha de incentivo à proteção às crianças

 

Policiais, funcionários e clientes do Salvador Shopping participaram, nesta segunda-feira (25), do início da Campanha Guardiões da Infância, realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). As ações são desdobramentos da Operação Cinderela, deflagrada em setembro, que já acolheu cerca de 50 crianças em situação de vulnerabilidade social, oriundas das ruas da capital baiana, e instaurou mais de 20 inquéritos regulares para investigar situações de exploração do trabalho infantil. 

Uma roda de conversa com as delegadas Simone Moutinho, titular da Dercca, e Ana Virgínia Paim, titular da DAI, com funcionários do shopping, iniciou a programação ao apresentar as duas unidades especializadas da Polícia Civil, que atendem ao público infantojuvenil, e detalhar o tratamento dos casos envolvendo crianças e adolescentes. Já a abordagem lúdica realizada por policiais civis e pela equipe psicossocial da Dercca aos usuários do shopping distribuiu folhetos com orientações ao público sobre o tema ao som do repertório especial para crianças do cantor Nando Borges. As crianças também se divertiram com uma apresentação do animador infantil Tio Paulinho, embaixador da Dercca. 

A delegada Simone Moutinho destacou a importância das ações. “A campanha já começou muito bem, pois pudemos perceber o envolvimento de funcionários e clientes do shopping com a causa. Precisamos de todos no combate aos crimes contra as crianças e os
adolescentes, em especial a exploração do trabalho infantil”, afirmou. 

A titular da DAI, delegada Ana Virginia Paim, ressaltou a importância do esclarecimento sobre o ECA para o público. “É fundamental conhecer os direitos do público infantojuvenil, também quando estejam em conflito com a Lei. Quanto mais a sociedade é esclarecida, mais a Polícia Civil pode avançar nos tratamentos de cada caso”, pontuou. 

As ações seguem nesta terça-feira (26), no Salvador Norte Shopping e em mais três centros de compras da capital até sexta-feira (29). A arrecadação de brinquedos em cada shopping acontece também até o fim desta semana. Crianças em situação de vulnerabilidade social de cinco instituições de acolhimento serão contempladas. 

Fonte: Tony Silva

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.