Caminhoneiro é flagrado pela PRF com 'rebite' e desrespeitando a lei do descanso

 

Caminhoneiro é flagrado pela PRF com 'rebite' e desrespeitando a lei do descanso
Foto: Divulgação

Policiais rodoviários federais realizavam fiscalizações em frente a unidade operacional de Itaberaba (Km 226 da BR 242), quando deram ordem de parada a uma carreta Volvo, acoplada a dois semirreboques. Na cabine do caminhão foi encontrado duas cartelas com 23 comprimidos de anfetaminas, uma substância conhecida popularmente por “rebite”.

 

No momento da abordagem ocorrida na última sexta-feira (31), foram solicitados os documentos de porte obrigatório e da carga. Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco do cronotacógrafo, através do qual foi possível verificar que o caminhoneiro estava dirigindo por várias seguidas sem descanso, segundo o Blog do Braga

 

Diante das circunstâncias, o homem de 45 anos que reside em Sertãozinho (SP) assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.

 

A Lei 13.103/15, mais conhecida como “Lei dos caminhoneiros” ou “Lei do descanso”, prevê o intervalo de descanso obrigatório de motoristas de caminhão, ônibus e vans. O descanso é de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas.

 

Tem o intuito de regulamentar o tempo máximo de direção e os tempos mínimos de descanso dos motoristas de veículos de carga de grande porte, de veículos de transporte coletivo de passageiros e de veículos de transporte de escolares.

 

Por serem veículos que acarretam grande quantidade e gravidade de vítimas quando envolvidos em acidentes, há uma preocupação especial em garantir que os condutores destes veículos estejam devidamente descansados e atentos no trânsito.

 

É através do cronotacógrafo (equipamento de uso obrigatório) que os policiais verificam se o motorista profissional está cumprindo a Lei do Descanso. O equipamento também registra a distância percorrida e a velocidade do veículo no caso de algum acidente na rodovia, podendo ser utilizado para perícia técnica.

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