Fundação Pedro Calmon celebra Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

 

Projeto Lê Bairros incentiva a leitura , a inclusão da Cultura Afro e Indígena e o desafio da convivência com a diversidade. local: Escola Augusto Champleon - Pau Miúdo. Na foto: Foto de Aristeu Chagas/Agecom.

De 23 a 29 de outubro, é celebrado em todo o Brasil a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, pautada para fomentar o gosto pela leitura, a difusão do livro e ao acesso a informação, nas suas mais diversas plataformas. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento do calendário nacional, instituída pelo Decreto n° 84.631 e a data final consagrada como o Dia Nacional do Livro.

No âmbito do Governo do Estado, o órgão que atua no desenvolvimento da política do livro e da leitura, assim como, na gestão do Sistema Estadual de Bibliotecas é a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), unidade vinculada à Secretaria de Cultura. Neste sentido, a FPC vem ao longo dos últimos anos trabalhando com o propósito de incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar, divulgar a produção de livros, fomentar a expansão e manutenção dos serviços bibliotecários em todos os Territórios de Identidade do Estado. Essa política é desenvolvida mediante apoio a organizações e pessoas que trabalhem para este fim, através de editais específicos, formação de leitores e mediadores de leitura e sobretudo de crianças e adolescentes. E visam garantir o acesso democrático e gratuito à informação e ao conhecimento, estimulando a prática da leitura como instrumento para o exercício da cidadania.

Durante toda Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a FPC compartilhará conjunto de textos que reúnem dados, depoimentos e informações acerca das ações nestas pautas na última década e que sintetiza os possíveis caminhos das políticas neste campo. A programação prevê divulgação das iniciativas e investimentos, com o objetivo de destacar a importância da leitura, como a participação em eventos literários e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Dentre os textos, um “Especial Bibex” que traz o histórico de viagens e projetos realizados pela Biblioteca de Extensão (Bibex), destacando seus números e acervos disponíveis a partir da itinerância. E, no intuito de difundir o livro e a biblioteca apresentaremos o acervo que compõe nossas unidades; o Setor Braille – localizado na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB); o sistema online para consulta e renovação de empréstimo, Pergamum, e o conteúdo virtual disponibilizado no site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé. Além disso, a Semana busca, também, valorizar o profissional que atua em Bibliotecas Comunitárias e o seu papel no incentivo ao livro, leitura e escrita.

Todos os textos estarão disponibilizados no site da FPC e nas redes da instituição @fpedrocalmon. A proposta é integrar ao conjunto de ações nacionais que pautam o livro como importante instrumento de compartilhamento de conhecimento, assim como, as bibliotecas.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)

CONVERSATION

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.